Fórum da Escola E. E. M. Profª. Maria Rocha


 
InícioCalendárioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Acordos Econômicos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Gleice

avatar

Número de Mensagens : 30
Idade : 28
Perfil do Usuário : Aluno de Curso Técnico da Escola Maria Rocha
Data de inscrição : 15/08/2008

MensagemAssunto: Acordos Econômicos   Sab Nov 01, 2008 11:16 pm

A ALCA (Associação de Livre Comércio das Américas)

Chefes de Estado de 34 países assinaram em Miami, em 9/12/94 uma Carta de Intenções para a formação de uma área de Livre Comércio desde o Alasca à Terra do Fogo, exceto Cuba, que deverá estar concluída em 2005.

Recife (PE) e Rio de Janeiro sediaram, respectivamente, de 25 a 27 de fevereiro e março de 1997, a 2ª e 3ª reunião preparatória.
A ALCA englobaria os países membros do NAFTA, MERCOSUL, COMUNIDADE ANDINA, MERCADO COMUM CENTRO AMERICANO E MERCADO COMUM do CARIBE além de: Chile, Rep. Dominicana, Panamá, Haiti e Suriname.

O maior interessado na ALCA são os Estados Unidos que, dessa forma tentam a hegemonia econômica no Continente.
Recentemente o "Encontro dos 12" que realizou-se em Brasília, foi visto pelos Estados Unidos como uma ameaça à sua posição de destaque com a criação da ALCA.

BENELUX

(Bélgica, Nederland - ou países baixos - e Luxemburgo): tratado firmado entre esses três países, estabelecendo o livre comércio entre eles e transformando as três unidades políticas em uma só unidade econômica.

CECA - (Comunidade Européia do Carvão e do Aço):

Tratado que estabeleceu o livre mercado desses produtos entre os países-membros: Alemanha Ocidental, França, Itália e os países do Benelux.

CEI – Comunidade de Estados Independentes

Constituída pelos países originários da ex-União Soviética (com exceção das três nações bálticas), cujos membros totalizam doze Estados-nações: Rússia, Armênia, Azerbaijão,Belarus, Casaquistão, Geórgia, Moldávia, Quirguízia, Tajiquistão, Turcomenistão,Ucrânia, Usbequistão

Esses países tentam reconstruir suas economias e criar um mercado comum inspirado no exemplo da Europa, pois interdependência que possuem é muito grande.

COMECON

Procurando integrar economicamente o Leste europeu, foi fundado em 1949 o Comecon - Conselho de Assistência Econômica Mútua - do qual faziam parte União Soviética, Alemanha Oriental, Polônia, Hungria, Tchecoslováquia, Romênia e Bulgária. O Comecon visava a integração econômica de seus países-membros, através da utilização de recursos disponíveis no Leste europeu, e o encaminhamento da direção industrial a ser tomada pelos países-membros quanto ao que deveriam produzir. Nos países socialistas em fase de implantação industrial , a industrialização restringiu-se ao setor de base, caso da siderurgia e de equipamentos (maquinários agrícolas, industriais e de transportes).
O processo de implantação do socialismo sofreu forte resistência nesses países, principalmente no que diz respeito à coletivização das terras, provocando um intenso desgaste político. A Albânia e a Iugoslávia conseguiram implementar mudanças sem a interferência direta da União Soviética, devido à existência de poderosas lideranças internas, surgidas durante a luta de resistência à ocupação nazista de seus territórios. Graças a isso, alcançaram uma posição de relativa independência dentro do bloco socialista, nos anos em que a União Soviética tinha essa área sob sua esfera de influência.

O Comecon visava à cooperação econômica mútua dos países do Leste europeu.
As destruições provocadas pela guerra foram mais intensas na Europa Oriental, o que tornou o processo de reconstrução mais árduo que na Europa Ocidental.

NAFTA

Fundado em agosto de 1992.
O tratato prevê a abolição progressiva das tarifas alfandegárias e a criação de um mercado comum entre os Estados Unidos, o México e o Canadá. As negociações de cada um dos parceiros do NAFTA com outros países do continente pode, na prática, ampliar em futuro próximo a área de abrangência do acordo.

Tendo como vértice a economia norte-americana, o NAFTA integra em um mesmo espaço econômico parceiros muito desiguais econômica, política e demograficamente, cujas relações históricas com os Estados Unidos são igualmente diferenciadas.

O Canadá apresenta economia desenvolvida e diversificada, baixo crescimento vegetativo e padrão de vida elevado. Entretanto a prosperidade canadense oculta seu alto grau de dependência dos capitais e investimentos norte-americanos. O país dispõe de uma população e de um PIB cerca de dez vezes menores que seu vizinho do sul. Isso explica a Iimportância desigual de cada um dos parceiros na economia do outro: as exportações paa os Estados Unidos representam atualmente cerca de 20% do PIB canadense, enquanto as exportações para o Canadá perfazem apenas 3% do PIB norte-americano. Mesmo temendo a concorrência dos manufaturados mexicanos e mantendo poucas relações comerciais com o México, o Canadá busca, através do NAFTA, ampliar sua penetração no poderoso mercado de consumo dos Estados Unidos.

O México, incorporado ao acordo somente em 1994, ao contrário, apresenta profundos desníveis sociais, forte crescimento vegetativo e intensos movimentos migratórios. Não por acaso, o NAFTA prevê livre circulação de mercadorias e capitais, mas não de pessoas. O México oferece ao vizinho poderoso uma farta reserva de mão-de-obra barata e imensas potencialidades naturais.

A imigração ilegal é um problema para os Estados Unidos e um trunfo para os negociadores mexicanos, que, como forma de combatê-la, buscam atrair novos investimentos do vizinho rico para o seu território. A concentração desses investimentos no norte do país – configurada em complexos industriais originados dos capitais norte-americanos e voltados para o mercado de consumo dos Estados Unidos – tem ampliado os profundos contrastes regionais que caracterizam o México.
Fonte: Algo Sobre
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Acordos Econômicos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» UFRRJ - Mercosul
» Combinação de elementos químicos... !
» Movimento em um MCU.
» Vaticano elabora plano de reforma econômica mundial... Ou seja, uma Nova Ordem Mundial!
» alguem sabe como tirar o nada consta da cef

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum da Escola E. E. M. Profª. Maria Rocha :: Disciplinas :: Geografia-
Ir para: