Fórum da Escola E. E. M. Profª. Maria Rocha


 
InícioCalendárioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Civilização Fenícia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Gleice

avatar

Número de Mensagens : 30
Idade : 28
Perfil do Usuário : Aluno de Curso Técnico da Escola Maria Rocha
Data de inscrição : 15/08/2008

MensagemAssunto: Civilização Fenícia   Sab Nov 01, 2008 10:41 pm

1600 AC

Os fenícios são um povo de origem semita da costa setentrional do mar Vermelho (atual Líbano). Por volta do ano 1000 a.C., cidades-estados instauram a Fenícia como federação, sob a hegemonia de Tiro. Colonizam o sul da península Itálica, parte da Sicília, litoral sul da península Ibérica e norte da África, onde fundam Cartago em 814 a.C. A partir de 800 a.C., a Fenícia faz parte, sucessivamente, do Império Babilônico, do Persa e do Macedônico. Com a queda de Tiro, em 332 a.C., a hegemonia passa para Cartago, que enfrenta os romanos nas Guerras Púnicas. Cartago é derrotada em 146 a.C.
A principal atividade econômica dos fenícios é o comércio marítimo. Realizam grande intercâmbio com as cidades gregas e egípcias e as tribos litorâneas da África e da península Ibérica, no Mediterrâneo. Possuem uma poderosa classe de comerciantes ricos e utilizam o trabalho escravo. A base da organização política são os clãs familiares, detentores da riqueza e do poder militar. Cada cidade-estado é governada por um rei, indicado pelas famílias mais poderosas. Desenvolvem técnicas de navegação e de fabricação de barco, vidro, tecido e artesanato metalúrgico. Criam também um alfabeto, posteriormente adotado com modificações pelos gregos e a partir do qual é instituído o alfabeto latino. Sua religião é politeísta, com cultos e sacrifícios humanos.

Alfabeto Fenício

Possivelmente tendo sido o predecessor de outros sistemas alfabéticos surgidos em várias localidades dos continentes europeu, africano e asiático, um dos primeiros sistemas de alfabeto fonético foi aquele desenvolvido pelos fenícios. Com o desenvolvimento das atividades comerciais por este povo, tornou-se mais e mais necessário o desenvolvimento de um sistema que possibilitasse a comunicação em linguagem escrita, e tal desenvolvimento deve ter tido origem por volta de 1700 a.C.
Fonte: Algo Sobre
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Civilização Fenícia
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Civilizações perdidas em Marte?
» Como pode ser explicado o fenômeno noturno?
» Senoide e Fenômeno Períódico
» UNIUBE - ECONOMIA / FENÔMENO ECONÔMICO
» UFG - Fenômeno ótico

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum da Escola E. E. M. Profª. Maria Rocha :: Disciplinas :: História-
Ir para: