Fórum da Escola E. E. M. Profª. Maria Rocha


 
InícioCalendárioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 José de Alencar - Senhora

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin
avatar

Número de Mensagens : 208
Perfil do Usuário : Aluno de Curso Técnico da Escola Maria Rocha
Data de inscrição : 15/08/2008

MensagemAssunto: José de Alencar - Senhora   Qui Out 09, 2008 5:09 pm

Sobre o autor

José Martiniano de Alencar nasceu em maio de 1829 na cidade de Fortaleza, no Ceará. Aos 11 anos mudou-se com toda a família para o Rio de Janeiro e, aos 20, iniciou seus estudos no curso preparatório para a Faculdade de Direito de São Paulo.

Nos anos de universidade, lançou a revista Ensaios Literários, onde publicou diversos artigos, entre eles, o de grande repercussão ‘Questões de Estilo’. Formou-se em 1850 e quatro depois iniciou como folhetinista no Correio Mercantil, com a estréia de seu primeiro romance, ‘Cinco Minutos’.

O autor só alcançou notoriedade, contudo, com a publicação de ‘O Guarani’ em 1857, volume que deu início à trilogia indigenista complementada por ‘Iracema’ (1865) e ‘Ubirajara’ (1874).

Filho de um importante senador, José de Alencar ingressou na política em 1859, quando assumiu o cargo de Chefe da Secretaria do Ministério da Justiça. Durante os quase 20 anos seguintes passou por diversos cargos públicos e, em 1877, ocupava o posto de Ministro quando faleceu devido à tuberculose.

Alencar figura entre os grandes nomes da prosa romântica e tem como mestres o escocês Walter Scott e o francês Chateaubriand.

Sobre a obra

Trocada por 30 contos de réis. A jovem personagem Aurélia Camargo envereda-se por caminhos de vingança e revolta depois que seu grande amor, Fernando Seixas, casa-se com a rica Adelaide Amaral, interessado no valioso dote da moça.

Aurélia, órfã de pai e mãe, descobre-se repentinamente herdeira de uma fortuna, e ascende a uma vida de luxo e regalias. Com isso, dá início ao seu plano de vingança contra Fernando.

Com a ajuda de seu tio e tutor, Lemos, Aurélia acoberta sua identidade e negocia seu casamento com Fernando, oferecendo 100 contos de réis para que seu ex-amor aceite o matrimônio com uma pretendente oculta.

Na noite de núpcias, Aurélia revela-se a pretendente misteriosa e, sem dar ouvidos às lamúrias de amor de Fernando, saboreia, a partir daquela noite, anos da mais pura e destilada vingança.


Ler obra completa

Livroclip



Fonte: www.livroclip.com.br

_________________

Administrador
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://mariarocha.forumais.com
 
José de Alencar - Senhora
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Problema - (os filhos da senhora)
» Nossa Senhora de Platina
» A verdadeira história de Nossa Senhora de Aparecida segundo ex-padre
» Nina e José estão sentados em cadeiras, diame
» FALTA DE RESPEITO JOSÉ MIGUEL TRIGOSO PRP A EXTINÇÃO DA BT

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum da Escola E. E. M. Profª. Maria Rocha :: Vestibular :: Resumos, Dicas e Obras - Vestibular e PEIES :: Dicas com Livroclips-
Ir para: